Compartilhe:

04/10/2018

Gestores de condomínio: como buscar sucesso a partir da motivação e da comunicação.

Gestores de condomínio: como buscar sucesso a partir da motivação e da comunicação.

As temáticas da comunicação e da motivação prenderam a atenção de síndicos, gestores e administradores de condomínios durante a 10ª edição do Condomínio Summit, terça-feira, 25.09, em Balneário Camboriú.
Os assuntos foram transversais às palestras do contador e síndico profissional Rodrigo Machado, sobre condução de assembleias, e do apresentador de TV e coach Conrado Melhado, “Acredite em você e o mundo fará o mesmo”.

 

Os dois palestrantes deixaram diversas dicas sobre como buscar sucesso a partir da motivação e da comunicação. Conheça as 11 principais a seguir.

 


Potencializando a motivação

1) A motivação só é duradoura quando desperta do indivíduo para o seu exterior. Para estar motivado, é necessário acreditar nas suas potencialidades, capacidades e abandonar pensamentos que bloqueiam seu desenvolvimento e impedem que você aprenda e cresça. Comece a mudar seu modelo mental. Esta é uma estratégia poderosa.

 

2) Esses pensamentos limitantes são corriqueiros e nem sempre conscientes, como frases que repetimos, ideias fixas sobre determinado tema, regras condicionadas ou convenções. Todas essas estruturas de pensamento distorcem a realidade e nos fazem desistir de nossos planos.

 

3) Reconhecer as chamadas crenças limitantes em si mesmo é o primeiro passo para o indivíduo mudar e acreditar em seu potencial.

Duas perguntas ajudam a começar esta investigação: 
“Quando paramos de acreditar em nós mesmos?” 
“Como podemos reverter isso com conhecimento e sabedoria?”

 

4) Quando você parar diante de um pensamento limitante identificado, deve se comprometer em estar aberto para ouvir e absorver opiniões diferentes, e então irá considerar que cada experiência é única, que isso torna possível alcançar seus objetivos, com planejamento e disciplina.

 

5) Ao confiar em si, resgate seu verdadeiro sonho. Não vida a vida e os objetivos de outra pessoa, porque isto não lhe fornecerá motivação suficiente. Formule suas próprias metas e as ações para chegar até elas.

 

6) Nessa trajetória de autoconhecimento e conquista, você deve encarar como aprendizado e aperfeiçoamento aquilo o que antes veria como derrota. Se isto servir para que você encontre novos caminhos e não repita os mesmos erros, você pode considerar que tudo em sua vida são vitórias.

 

7) É na adversidade que se encontram as oportunidades. Em vez de imaginar um dia de insucesso como derrota, basta pensar que só há uma forma de crescimento profissional, que é superar desafios.

 

8) Quando você focalizar seu sonho, lembre-se de que o sucesso depende da visão clara do objetivo final. Trace metas, mas vislumbre a situação em que você quer se encontrar quando o processo estiver concluído.

 


Exercendo a comunicação eficaz

 

9) O papel do síndico no condomínio exige habilidades comunicacionais. Busque desenvolvê-las para saber ouvir, compartilhar conhecimento, lidar com os próprios sentimentos e atitudes e os de outras pessoas, a fim de transmitir confiança aos moradores.

 

10) É claro que um síndico precisa ter habilidade política, de diálogo, buscar o consenso, mas há um importante ponto de atenção a ser percebido: atingir o resultado de sua assembleia ou reunião é o mais importante. A satisfação pessoal de manter a boa convivência não resolve o problema, por isso não é esse o seu foco principal. Seja respeitoso, conduza a conversa com polidez, mas seja objetivo ao transmitir a mensagem.

 

11) Quando as relações forem desafiadoras com uma pessoa ou grupo, tente focar suas energias e ações durante a conversa no objetivo do condomínio, sem desviar a atenção para o impacto das ações de outros. Assim você poderá conduzir melhor o processo, com tranquilidade e assertividade.

 

 

Além da responsabilidade gerencial do condomínio, o síndico também se torna um espelho do mesmo, deixando transparecer para os condôminos seus problemas ou êxitos, servindo como referência para os que ali residem.

 

FONTE: http://condominiosc.com.br/


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: